Como cultivar orquídeas




Hoje o assunto é flor, tenho aqui em casa um folheto que ensina como cultivar orquídeas, decidi digitá-lo para te-lo sempre à mão, para quando eu tivesse alguma dúvida. Decidi então publicá-lo, minha flor favorita é orquídea, já até publiquei uma foto um tempinho atrás, tenho alguns exemplares aqui em casa, mas confesso que sou meio relaxada para cuidar delas.

Gosto muito de plantas, gostaria de ter o "dedo verde", sabe, aquelas pessoas que sabem como cuidar de plantas, intuitivamente.

Meu pai é uma dessas pessoas, incrível como ele tem talento para cuidar de plantas e flores, quando eu crescer quer ser igual à ele.

COMO CULTIVAR ORQUÍDEAS

Saiba que:

O vaso demasiadamente grande não é o ideal
Quando se planta uma orquídea, o bulbo mais velho deve ficar junto à parede do vaso, permitindo assim o seu crescimento adequado, em direção ao lado oposto.
1/3 da parte do vaso deve ser preenchida de cacos de telha, que desse modo permitirá uma drenagem adequada.
Não se deve apertar demasiadamente o xaxim
Ao se instalar uma nova planta, devemos ampará-la com um tutor, facilitando assim o seu enraizamento e porte ereto.
Os raios solares não devem atingir a planta por tempo muito longo. A meia luz é adequada para sua orquídea.
As raízes das orquídeas precisam de bom arejamento, portanto não encharque sua planta.



Cuidado: Excesso de água mata!

As orquídeas, em sua maioria, toleram mais a estiagem que períodos de muita chuva ou regas constantes.
Uma leve umidade será ideal para suas plantas
Só devemos regar a orquídea quando o xaxim estiver completamente seco
Os jatos suaves são ideais. Os aplicados com violência só causam problemas
A água da chuva é a melhor que existe para a sua planta, desde que não seja em excesso.

Adubação

O corpo humano precisa de alimento e os vegetais também.
O alimento da orquídea, como todos os vegetais é o adubo.
A adubação da orquídea deve ser feita em doses homeopáticas e períodos intercalados
Adquira somente adubos inorgânicos de comprovada utilização na orquidofilia
O adubo apropriado para orquídeal adultas é encontrado na fórmula

N P K
18 18 18
OU Para crescimento geral
20 20 20

Para plantas em crescimento, isto é, produzindas de sementes (seedlings), a melhor dosagem é

N P K
30 10 10
OU Para brotação e crescimento / floração
10 30 20

Não se deve adubar em demasia a orquídea, pois muito adubo é prejudicial
A cada 20 ou 30 dias, faça uma pulverização foliar, isto é, diretamente nas folhas usando para isso uma bomba de flit, sem uso comum
Depois dessa aplicação, deixe de regar com água por 48 horas.
imagem: Wagner Campelo

9 comentários:

Girassol disse...

Não sou muito entendida no assunto: cultivar flores! As únicas que cultivo são Girassóis (haha, vá-se lá entender as razões, né?)!
Mas como conheço muitas pessoas que adoram orquídeas, achei muito bom esse post. Vou anotar os conselhos e passá-los a quem interessa! =)

Um óptimo fim de semana.
Beijos.

Rogério Felício disse...

Adoro Flores...em especial orquídeas.
Tenho várias aqui em casa,e também tenho o dedo verde...rsssssss!!!

*beijoks!!!

Renato Bueloni Ferreira disse...

Ótima dica! O meu cultivo de orquídeas é meio empírico...na base do acerta e erra...rss

Edna Federico disse...

Margarete, que dica boa!
Também adoro orquídeas, mas confesso que sou daquelas que não sabe cuidar muito de plantas.
Beijo

cida disse...

eu plantei algumas mudas de orquideas mas nao sei como fase pois nao sei qual a qualidade delas oque faser?

carlos disse...

quando a orquidia der a flor posso cortar ocaule

flores disse...

As orqídeas pode ser cultivada em clima semi-árido?

Anônimo disse...

as orqídeas podem ser cultivadas em clima semi-árido?

Cynthia Blanco disse...

Olá! Eu me chamo Cynthia e tenho um blog só sobre o cultivo de orquídeas.
Ele é ideal, principalmente, para os iniciantes no cultivo.
Lá trato sobre vários temas relacionados ao cultivo: adubação, rega, luz, temperatura, mudas...
Além de, falar especificamente de cada gênero: Phalaenopsis, Cattleya, Dendrobium, Oncidium...
Seria um prazer receber sua visita!
O endereço é:
cynthiablanco.blogspot.com

Beijinhos, beijinhus...