Filhos: Educação Financeira

Quando fiz a alguns anos atrás um seguro educação para minha flor, recebi algumas publicações contendo dicas de como educar os filhos, questões de disciplina, educação financeira, entre outros.... encontrei outro dia em minha gaveta um livro de bolso que fala sobre educação financeira e achei que seria interessante publicar os tópicos que mais me chamaram a atenção. Dividirei em dois posts, esse primeiro trata de "Como os pais podem favorecer a educação financeira de seus filhos"


Ensine seu filho, desde pequeno, a distinguir as coisas que compramos porque “queremos” daquelas que compramos porque “precisamos”.

Habitue-se a provocar, com naturalidade, a atenção de seu filho para a existência de coisas “caras” e “baratas” em diferentes ambientes (padaria, farmácia, papelaria, etc)

Se seu orçamento permitir, dê a seu filho uma mesada (dos 3 aos 10 anos, semanada). A criança que recebe mesada aprende, desde cedo, a tomar decisões e a fazer escolhas financeiras.

Não se sinta desanimado se seu filho vir a falir 1, 2, 3 vezes.... Cometer pequenos erros na administração de tão pouco dinheiro vai ensina-lo a evitar grandes erros.



Ao preparar nossos filhos para lidar com dinheiro estamos ensinando-os não apenas a administração de finanças mas, principalmente, educando-os a serem capazes de conter impulsos imediatistas, a lidar com a percepção de seus desejos e com os limites para a realização destes desejos.



Extraído do livro: Educação Financeira - 20 dicas para ajudar você a educar seu filho

Autora: Cássia D´Aquino

Para ler mais assuntos abordados pela autora acesse: http://www.educfinanceira.com.br/ e fica também como uma dica de leitura aos pais, pois pode-se adquirir o livro através desse mesmo site.






2 comentários:

PrincipeTito disse...

Disciplina deve ser ensinada desde criança...

Leonardo Werneck disse...

Muito bom esse texto, preciso mostrá-lo a um carinha aqui de casa que tem 13 anos e acha que só porque eu tabalho tenho dinheiro pra comprar tudo.

abraços