Café 1 X 0 Dengue

ImageChef.com - Custom comment codes for MySpace, Hi5, Friendster and more


Recebi esse texto por e-mail e achei muito interessante e principalmente importante. No entanto, fiquei na dúvida em relação à veracidade, então pesquisei e constatei que muitos sites falam sobre esse assunto, insclusive de alguns jornais, então fica aqui uma dica para combater a dengue, espero que realmente funcione....

Café no combate à dengue



Uma cientista paulista, a bióloga Alessandra Laranja, do Instituto de Biociências da UNESP, durante a pesquisa de mestrado, descobriu que a borra de café produz um efeito que bloqueia a postura e desenvolvimento do AEDES AEGYPTI ( DENGUE).



O processo é extremamente simples: O mosquito pode ser combatido colocando-se borra de café nos pratinhos de coleta de água dos vasos, nos pratos dos xaxins, dentro das folhas das bromélias. O café que é produzido todos os dias, em praticamente todas as casas, o custo é Zero. O único trabalho é o de colocá-la nas plantas, e jogá-la sobre o solo do jardim e quintal. Os especialistas em saúde pública, entre elas médicos sanitaristas estão saudando a descoberta de Alessandra, uma vez que, além da ameaça da dengue tipo 3, possível de acontecer devido às fortes tempestades de final de ano, ainda surge outra ameaça proveniente do exterior: a dengue tipo 4.



Conforme explica a bióloga, 500 microgramas de cafeína por mililitro de água bloqueia o desenvolvimento da larva no segundo, de seus quatro estágios e reduz o tempo de vida dos mosquitos adultos. Em seu estudo ela demonstrou que a cafeína da borra de café altera as enzimas ESTERASES responsáveis por processos fisiológicos fundamentais com o metabolismo hormonal.




A solução com cafeína pode ser feita com 2 colheres de sopa de borra de café para cada meio copo de água o que facilitaria o uso pela população de baixa renda e pode ser aplicada em pratos.




O mosquito se desenvolve até mesmo na película fina de água que às vezes se forma sobre a terra endurecida dos prédios e hortas, e de outros recipientes com água parada...(pneus, latas, caixas d’água etç...) "A borra não precisa ser diluída em água para ser usada" - diz a bióloga. Pode ser colocada diretamente nos recipientes, já que a água que escorre depois de regar as plantas, dilui as borras. Ela sugere, enfim, que a borra de café passe a ser usada, também como um adubo ecologicamente correto. Atualmente, o método usado no combate à dengue é altamente tóxico!!! para homens, animais e plantas...

Então, depois do cafezinho, vamos combater a dengue. Se bem que não tomo café, mas combaterei mesmo assim, em casa nenhum de meus vasos possuem pratinhos, ah se eu deixar um pratinho sequer levo um puxão de orelha, e sabe de quem?? Das flores, elas sabem e muito bem como combater a dengue e vivem comentando que não podemos deixar água parada.


Aqui alguns sites que também divulgou essa notícia, entre muitos outros:
http://www.quatrocantos.com/
http://www.unilly.com.br/
http://www.triangulo.org.br/
http://www.revistapesquisa.fapesp.br/

Um comentário:

Mila disse...

Diz a lenda que isso tb espanta as formigas... interessante não????